segunda-feira, 24 de maio de 2010

Cinco meses, apenas para pagar impostos

Dia 25, próximo, é o Dia da Liberdade de Impostos, data criada com o propósito de chamar a atenção da população para a excessiva carga tributária brasileira. Ao todo são mais de 60 impostos cobrados sobre o patrimônio, consumo e rendimentos. São tributos incidentes sobre salários, honorários, Imposto de Renda (IR), contribuições sindicais, previdenciária, além de embutidos no consumo como ICMS, Pis, Confins, IPI, ISS, e sobre o patrimônio, caso do IPTU, IPVA, ITBI e ITR.
Para se ter uma idéia, desde o início do ano e até o dia 28 de maio, os brasileiros terão trabalhado apenas para pagar impostos.
Nesta semana o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT) divulgou estatística apontando que entre 1º de janeiro e 28 de maio os brasileiros já terão pago mais de R$ 500 bilhões em tributo, o equivalente a 40,54% da renda da sociedade brasileira. É como se o brasileiro trabalhasse até o dia 25 de maio apenas para pagar tributos para o governo. Outro estudo, elaborado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) aponta que uma família com renda de dois salários mínimos compromete uma média de 52% da renda com os impostos, ou seja, o impacto da tributação na distribuição de renda e na qualidade de vida da classe média, de pobres e assalariados é significativo.
Outra coisa que chama a atenção pelos dados divulgados pelo IBPT, é que a carga tributária do país cresce a cada ano. Na década de 70 o brasileiro trabalhou 76 dias, ou 2 meses e 16 dias somente para pagar impostos, na década de 80 os dias trabalhados para este fim foram de 77 dias ou 2 meses e 17 dias; na de 90, 102 dias, ou 3 meses e 12 dias e, neste ano, somente até maio, já foi necessário trabalhar 4 meses e 28 dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário